terça-feira, 10 de agosto de 2010

Escola de Propaganda de São Paulo

Tenho grande orgulho por ser formado pela antiga Escola de Propaganda de São Paulo, no ano de 1958, que foi o embrião da atual ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo).
Na época, a Escola estava instalada em um conjunto do edifício dos Diários Associados, na Rua Sete de Abril, cedido por Assis Chateubriand, presidente do império de comunicações que ele criara.
A Escola nasceu nas mãos dos principais publicitários da época, liderados por Rodolfo Lima Martensen, em 27 de outubro de 1951. Foi a primeira escola de propaganda da América do Sul e a finalidade era formar profissionais de uma nova geração para trabalhar nas agências de propaganda da época, quando pouca gente ainda se interessava pela atividade – por puro desconhecimento.
Tivemos aulas com o próprio Lima Martensen, Geraldo Wilda, Francisco Gracioso, Edmur de Castro Cotti, Geraldo Santos, Otto Scherb, Antônio Sodré Cardoso, Antonio A. Nogueira, Saulo Guimarães, José Kfuri e Alfredo Carmo, entre outros. Todos eles figurões de proa da propaganda, naquela época.

O site da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, 
http://www2.espm.br/espm/historia 
traz algumas informações da antiga Escola de Propaganda de São Paulo, que abriu caminho para a 2ª geração de publicitários no Brasil, projetando novos profissionais criativos e com sólida base de conhecimentos na área.

A foto mostra Assis Chateaubriand, de terno branco,
em uma cerimônia na Escola de Propaganda

Nenhum comentário: