quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Veículos "furando" agências


Na legislação da propaganda brasileira, todos os veículos de comunicação devem oferecer seus preços de tempo e espaço publicitário exatamente iguais tanto para as agências como para os clientes. Esta legislação visa proteger os interesses das agências, que mantêm estruturas caras e são obrigadas a cobrir custos exatamente para atender aos seus clientes. Além disso, a lei procura proteger a propriedade intelectual da criação publicitária, evitando que as empresas, ao eventualmente romperem os contratos com as agências, continuem se utilizando das suas peças publicitárias, enviando suas criações diretamente aos veículos de comunicação.
Entretanto, nem sempre a lei é cumprida.
Nossa agência já passou por várias situações em que veículos de comunicação descumpriram a legislação.
Um dos casos mais marcantes ocorreu com um cliente que atendíamos por mais de 30 anos. O diretor com o qual tratávamos e com quem criáramos laços de amizade decidiu afastar-se das atividades e nomeou sua filha para a direção.
Pois em uma de nossas visitas à empresa, lá estava um contato de revista conversando com a nova diretora. Para surpresa nossa, ele acabara de oferecer uma campanha de anúncios diretamente à empresa, já com o desconto de agência.
Foi aí que a filha recentemente nomeada e com absoluto desconhecimento das relações cliente/agência/veículos julgou que nossa agência até então cobrara um sobrepreço e não acreditou nas nossas explanações.
Ela nunca mais chamou nossa agência, rompendo nossos vínculos.
Nós deveríamos ter processado a revista por descumprimento da legislação, além de requerer indenização por perdas e danos. 
Não o fizemos.

Nenhum comentário: