segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

...e os americanos ficaram bravos!


Ontem assisti (novamente) ao filme "Invasão à Casa Branca", o que me fez lembrar do anúncio acima que minha agência criou e veiculou no começo da década de 1970.
O cliente era a Sifco S.A., forjaria com sua fábrica em Jundiaí, SP. À época eles fecharam um grande contrato de exportação para os Estados Unidos e nos pediram para tratar da divulgação. Criamos o anúncio e o veiculamos em várias revistas, inclusive na velha Manchete.
Em seguida, a empresa nos solicitou que publicássemos o anúncio traduzido para o inglês em revista especializada nos Estados Unidos, o que foi feito com o título "We are now invading the USA".
Pois cerca de duas semanas depois eu fui convidado pelo presidente da empresa para uma festança de casamento nas dependências do Jocquei Clube em São Paulo, quando no meio da festa fui procurado por um americano, que provocou um diálogo meio surreal em inglês. Ele era o presidente da empresa que importara os produtos, também convidado para o casamento.
Em resumo, após eu confirmar que fora a minha agência que produzira e veiculara o anúncio, disse-me ele muito bravo que "os Estados Unidos jamais admitiriam qualquer tipo de invasão no seu país", mesmo que fosse da forma descontraída apresentada pelo anúncio.
Imagino que após mais de 40 anos os americanos mudaram de ideia. Caso contrário, jamais permitiriam que o filme "Invasão à Casa Branca" fosse produzido.

Criação: Julio Ernesto Bahr / Foto: Estúdio Sergio Jorge

Nenhum comentário: