terça-feira, 15 de outubro de 2019

Tudo começou em 1957...

O vídeo acima mostra um pequeno lote de criações publicitárias realizadas por este seu blogueiro, que começou a atividade profissional em 1957 na então Fidel Propaganda Ltda., em São Paulo.
Foi uma longa jornada. A prática adquirida me levou a receber convites de outras agências - sempre em São Paulo - até me estabelecer com minha própria empresa de criação publicitária, que atuou por longos 41 anos.
Muitos dos trabalhos expostos no vídeo são dos tempos pré-computador. Os textos e títulos eram compostos por gráficas especializadas, fornecidas em papel glacê ou fotográfico e colados nas artes-finais pelos profissionais chamados de paste-up men. Tampouco havia celulares nem programas gráficos para tratamento das fotografias, que necessitavam de profissionais especializados em "retoques americanos".
Não havia impressão digital: os trabalhos gráficos eram impressos através de clichés e posteriormente fotolitos.
Os trabalhos já apresentavam alta qualidade e se confundem com os trabalhos realizados com o computador. E o mais importante: os resultados se refletiram no aumento de produção das empresas para as quais os trabalhos e as campanhas publicitárias eram destinados.

2 comentários:

Edilson Elias disse...

Meu amigo Júlio,
Boa tarde!
Importante e esclarecedora explicação.
Assim era nosso tempo do sistema "a quente". Também passei por isso.
Caso eu necessite de seus trabalhos irei me comunicar.
Um abraço,
Edilson Elias

Glauco Borba disse...

A arte de criar é criar em forma de arte! Belos trabalhos Julio!! Bons tempos de um publicitário paulistano!!